Quinta - Feira, 27 de Janeiro de 2011
Fonte: MJFC / forbes.com
Em 2010, Michael Jackson ganhou 275 milhões dólares - mais de Beyoncé, Lady Gaga, Madonna e Jay-Z juntos - apesar do fato de ele não estar mais conosco.
E, embora grande parte desse total pode ser atribuído à onda de nostalgia que impulsionou as vendas de todas as coisas Michael nos meses seguintes a sua morte, uma parcela considerável é o produto de sua visão de negócios muito subestimado.
Não é nenhum segredo que os hábitos de Jackson gastos colocá-lo em uma grande encrenca. Ele soprou através dos lucros das vendas de 750 milhões de discos em extravagâncias que variam de R $ 10 mil hotéis, uma noite de estadia para a construção e manutenção de seu imenso rancho Neverland. Manter o dinheiro não era uma do Rei do Pop pontos fortes. Mas se acumulando pilhas enormes dele - e encontrando maneiras incomuns para garantir que mais pessoas possam acompanhar - foi um dos seus muitos talentos.
De longe o melhor movimento de carreira financeira de Jackson foi uma que não tinha nada a ver com sua própria música. Em 1985, pagou 47,5 milhões dolares para comprar um catálogo editorial que incluiu 250 músicas dos Beatles. Dez anos depois, a Sony pagou Jackson $ 90 milhões para a metade dos direitos, que constituem a joint venture, a Sony / ATV.
Hoje, a propriedade de Jackson ea Sony participação acionária do catálogo, que conta agora com meio milhão de músicas, incluindo títulos de Bob Dylan, Elvis Presley, Eminem e outros artistas. Fontes da indústria local de valor do catálogo algures no bairro de US $ 1,5 bilhão, com base em receitas estimadas de US $ 50 milhões para US $ 100 milhões por ano. Esta estimativa representa um aumento de 3.000% no valor do preço do catálogo inicial de compra.
"Você está falando sobre o maior catálogo de existência," Schinman Ryan, chefe da Platinum Rye, maior comprador mundial de música e talento para as corporações, disse logo após a morte de Jackson. "Quando você tem muitos que n 1 hits em um catálogo, você quase não pode colocar um preço sobre isso."
Um dos hábitos mais inteligentes Jackson negócio era manter os conselheiros shrewd em torno dele. Talvez o melhor exemplo é o superstar entretenimento advogado John Branca, que negociou muitas ofertas lucrativas de Michael Jackson e fez um trabalho incrível com bens da cantora até o momento. Foi Branca, que marcou a taxa de royalties líderes da indústria que Jackson gostava na época - o que lhe valeu quase US $ 2 por álbum vendido - o que lhe permite colher lucros incalculáveis do que acabou por ser o álbum mais vendido de todos os tempos.
Ao longo de sua carreira, Jackson também procurou os conselhos de outros empresários astutos, incluindo multimilionário David Geffen e Ron Burkle. Foi Burkle que Jackson pediu para manter sua participação no catálogo da Sony / ATV a todo custo, mesmo quando a cantora estava com problemas financeiros terríveis durante a década de 2000. O catálogo hoje seu valor é um testemunho da sabedoria dos homens.
Adquirindo o rancho Neverland Valley, de quase US $ 20 milhões em 1987 foi outro investimento inteligente por parte de Jackson. A propriedade é agora estimado em até US $ 90 milhões. A única parte ruim era gastar R $ 35 milhões em melhorias para a propriedade, incluindo o parque de diversões, o jardim zoológico e uma linha ferroviária bastante grande para uma locomotiva a vapor de tamanho antigo.
Então, quanto do senso de Jackson negócio era realmente seu, e quanto pertencia a seus conselheiros?
"Eu acho que foi uma combinação de ambos", diz o advogado Donald entretenimento David. "Principalmente se o seu sentido próprio negócio. Uma vez eu sentei e conversei com ele por mais de uma hora e ele só sabia que o negócio da música para frente para trás. E ele tinha bons instintos. Ele tinha instintos muito bom. "
O comportamento excêntrico e, muitas vezes leviana, que exalava Jackson deu quase nenhuma indicação da mente perspicaz no interior.
"Ele não era o tipo de pessoa retratou-o de ser", explica David. "Ele iria jogar o jogo e usar essa alta voz esganiçada. Por baixo disso tudo, ele era uma pessoa muito inteligente, muito experiente, um dos artistas mais inteligentes que eu já tratado. "
A linha inferior é que, se tivesse sido capaz de controlar seus gastos impulsivos, Jackson teria sido um bilionário apenas na força do catálogo da Sony / ATV sozinho antes que ele falecesse. Infelizmente, ele morreu há quase meio bilhão de dólares em dívidas.
Creditos a MJFC
Fonte: MJFC / forbes.com
Postado por http://www.marceloprod.blogspot.com/ as 21:02hs pm em 27 de Janeiro de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário